Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

30
Abr17

Baleia Azul

 

jogo_1.jpg

O jogo da Baleia Azul é um jogo online com uma série de desafios que podem conduzir ao suicídio. O público-alvo são adolescentes vulneráveis que sofrem de distúrbios emocionais.

 

Consiste basicamente em propor cerca de 50 desafios para os jovens participantes. As tarefas incluem isolamento, automutilação e incentivo ao suicídio. Ver filmes de terror, subir os telhados com mais de 10 andares, cortar os lábios, furar a palma da mão, cravar palavras, símbolos nos braços, desenhar uma baleia com faca ou x-ato são alguns dos passos exigidos. As provas do cumprimento das tarefas (fotografias ou vídeos) são enviadas no final ao administrador do jogo.

 

O jogo surgiu na Rússia mas depressa se disseminou por vários países, entre eles Brasil, França, Inglaterra, Roménia, Espanha e também Portugal. Só na Rússia, acredita-se que o jogo esteja ligado a mais de cem casos de suicídio. Na Colômbia estão a ser investigadas as mortes de três adolescentes que parecem estar relacionadas com o jogo.

 

No Brasil, o jogo terá feito já várias vítimas. Só na zona do Rio de Janeiro, a polícia recebeu 101 denúncias que dão conta de possíveis envolvimentos de adolescentes no Baleia Azul.

 

Também em Portugal uma adolescente de 18 anos foi encontrada com vários ferimentos junto à linha férrea do Algarve, em Albufeira, depois de seguir as regras do jogo. A jovem terá saltado de um viaduto e nas pernas tinha vários cortes que formavam a palavra "sim".

 

Todos sabemos que a juventude sempre teve um fascínio pelo abismo e por praticar atos de rebeldia. Mas isto do jogo Baleia Azul gera-me alguma incompreensão. Qual é o objetivo disto?  É assustador a forma como os mentores ou administradores destes jogos aproveitam-se das fragilidades de jovens adolescentes manipulando-os e levando-os a cometer tais loucuras com desfechos na maior parte das vezes trágicos.