Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

20.03.16

Começou hoje oficialmente a Primavera

Best-top-desktop-pink-wallpapers-hd-pink-wallpaper

Mas nem sempre assim. Aprendemos desde muito cedo que a Primavera se inicia a 21 de março. Mas este ano foi no dia 20 e anos há em que se antecipa mesmo para o dia 19 de março. E por que é que isto acontece?.

Bem, a razão é semples. Justifica-se pelos acertos de calendário. É que um ano não tem exatamente 365 dias, mas antes 365 dias, cinco horas, 48 minutos, 45 segundos e duas décimas…Uma vez que o calendário gregoriano impõe durante três anos 365 dias e um ano de 366 dias em cada de quatro anos, há uma derrapagem de cerca de 6 horas de ano para ano, que se volta a acertar ao fim do período de 4 anos. Esse pequeno desacerto tem como consequência empurrar muitas vezes o momento do equinócio para o dia anterior. Resultado: os equinócios tendem a atrasar-se, o que implica que ao longo do mesmo século, as datas destes fenómenos tenham tendência a ocorrer cada vez mais cedo.

Dessa forma, no século XXI, e até agora, só houve dois anos em que o equinócio de março aconteceu no dia 21  -  2003 e 2007 - já que nos demais, o equinócio tem ocorrido em 20 de março.

Prevê-se contudo que a partir de 2044, passe a haver anos em que o equinócio aconteça no dia 19. Esta tendência só vai desfazer-se no fim do século, quando houver uma sequência de sete anos comuns consecutivos (2097 a 2103), em vez dos habituais três.

Mas o que é um Equinócio? É o acontecimento astronómico que marca o início da Primavera (no hemisfério norte), pelo facto de o Sol passar no equador celeste nessa data, movendo-se de sul para norte. No início do Outono (22 ou 23 de Setembro), volta a passar pelo equador celeste, dessa vez de norte para sul.

Neste dia, o Sol nasce precisamente a Este e põe-se  a Oeste, coisa que não acontece no resto do ano. Também na data do equinócio, vemos que a duração do dia (aqui “dia” entendido como o período de tempo com o Sol acima do horizonte) é igual ao período noturno. Por isso em latim, equinócio [aequus (igual) e nox (noite)] significa igual à noite.

O equinócio de março não serve apenas para marcar o início da primavera, a igreja Católica utiliza-o para agendar o Domingo de Páscoa, que acontece sempre no primeiro domingo depois da primeira Lua cheia que sucede ao equinócio. Ora a primeira Lua cheia será na próxima quarta-feira, dia 23 de março.

1 comentário

Comentar post