Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

22.07.16

Desenvolvimento do desporto nacional

2.jpg

2016 está a ser um ano fantástico no que ao desporto diz respeito. E não é só no futebol. Portugal está também a dar cartas em outras modalidades e os nossos atletas têm conseguido trazer várias medalhas para Portugal. Que o diga o nosso Presidente da República que tem atribuído várias condecorações aos desportistas ultimamente.

 

Este facto merece ser objeto de reflexão: o país tem boa matéria prima na área do desporto, mas são evidentes as dificuldades da generalização da prática desportiva em Portugal, pelo que devem ser definidas estratégias de superação deste problema.

 

O desporto escolar configura uma forte oportunidade para a introdução das nossas crianças e jovens na prática desportiva. É, efetivamente na escola que se encontra esse público-alvo e é nela que está sediada a maioria dos recursos humanos, físicos e materiais de suporte ao desporto e, nessa medida, a atividade desportiva escolar deve ser considerada um instrumento estratégico pela natureza das suas finalidades e pelo impacto dos programas estruturantes que pode operacionalizar junto das camadas mais jovens da população.

 

Penso que teria todo o interesse que o Estado investisse mais nesta área, através de parcerias entre federações desportivas, escolas e autarquias, intervindo de forma estruturante e articulada através de um conjunto de programas de desenvolvimento desportivo escolar com elevado significado social, criando medidas concretas que visassem fomentar e potenciar esta atividade e fizessem emergir novos valores e, ao mesmo tempo, combatessem o insucesso e o abandono escolares.