Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

09.12.15

Entrevista de Marcelo Rebelo de Sousa na SIC

mrs.png

Não assisti em direto à entrevista, mas depois, instigada por uma amiga, vi no dia seguinte e gostei.

Gostei sobretudo da sua atitude, da resposta pronta, da forma inteligente e acutilante com que respondeu a todas as perguntas. Gostei de alguns reparos que fez a Cavaco, ainda que subtis. Gostei que tivesse declarado que Cavaco era passado e ele queria ser o futuro.

Gostei que afirmasse não rejeitar apoios à sua candidatura mas, sem ficar a dever favores a ninguém. Gostei que tivesse dito que prescindiria de cartazes na campanha.

Gostei que garantisse que se for eleito que fará todos os possíveis para que o governo de António Costa seja duradouro porque isso é bom para o país. Gostei que afirmasse que o Presidente da República não tem que ter estados de alma em relação ao Governo que está em funções. Gostei que deixasse claro que o Presidente da República não tem que assumir as dores dos partidos. Deve estar acima destes.

Gostei que mostrasse abertura total para o diálogo e para o acompanhamento regular com os membros do governo. Gostei que tivesse afirmado que pretende ouvir e contactar pessoalmente os cidadãos. Gostei que prometesse envolver-se ativamente na governação, correndo até o risco de ser «hiperativo». 

No fundo é tudo isto que se espera de um Presidente da República. Que exerça a sua magistratura de influência em prol do bem comum.

Ainda não decidi o meu voto. Mas uma coisa eu sei: na hipótese de existir uma segunda volta entre Marcelo e Maria de Belém o meu voto irá seguramente para o Professor.

1 comentário

Comentar post