Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Seg | 13.07.15

Já há acordo!

11225993_754063088043907_9150528305667404829_n.jpg

Não obstante as dificuldades encontradas, foi possível chegar a um acordo após uma maratona negocial de 17 horas de reunião com os líderes da zona euro reunidos em Bruxelas, tendo sido as divergências acentuadas relativamente ao fundo de privatizações reclamado pelos credores, assim como a participação do Fundo Monetário Internacional no novo programa de assistência, que fizeram prolongar em várias horas os trabalhos.

O Governo grego do Syriza liderado por Alexis Tsipras acabou por concordar com a maioria das medidas reclamadas pelos credores que terão que ser ratificadas até à próxima quarta-feira, o qual permitirá ao governo grego receber o apoio dos credores europeus para um terceiro resgate que poderá chegar aos 86 mil milhões de euros.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker anunciou que está desta forma completamente afastada a ameaça de uma saída da Grécia da zona euro. Será?

Alexis Tsipras também reagiu ao desfecho das negociações. «Foi uma batalha difícil e agora temos de encarar decisões difíceis. Assumimos a responsabilidade pela decisão de evitar os planos mais extremos dos círculos europeus mais conservadores», disse o primeiro-ministro grego.

Os bancos gregos, fechados há duas semanas, dependem das injeções de liquidez do BCE para se manterem ativos. A população continua a recorrer às caixas de multibanco para levantar os 60 euros, limite máximo diário.

Pedro Passos Coelho, assegurou que «Portugal manteve sempre uma atitude muito construtiva» nas negociações e assegurou que foi inclusivamente uma ideia sua que ajudou a desbloquear o impasse. Bolas, já não era sem tempo!