Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

22
Fev15

Noite de Óscares

títulos-honestos.jpg

A noite mais aguardada pelos cinéfilos é já esta madrugada. Los Angeles,é esta noite o palco de todas as atenções. Com as estatuetas douradas prestes a serem entregues, o cinema não poderia deixar de estar mais em destaque.

Como todos os anos, a festa junto ao Dolby Theatre tem início horas antes, na red carpet, onde as celebridades desfilam com estilo e glamour.

Os modelos eleitos pelas atrizes mais belas de Hollywood são da autoria de estilistas e designers de joias conceituados internacionalmente e que emprestam as suas griffes para a ocasião. Afinal, todos estão com os olhos postos para a cerimónia dos Óscares. O tapete vermelho acaba por ser uma janela para o mundo.

A cerimónia que vai já na sua 87ª edição, este ano será apresentada por Neil Patrick Harris, o popular Barney Stinson da série televisiva "Foi Assim Que Aconteceu" - ser o anfitrião da noite mais longa de Hollywood. As expectativas são muitas e a fasquia está elevada, depois do sucesso da antecessora Ellen DeGeneres.

Dão-se palpites e fazem-se apostas. «Grand Budapest Hotel» ou «Birdman» são os filmes que somam maior número de nomeações, nove ao todo. Contudo, «Boyhood» tem sido um dos filmes mais premiados e aplaudidos pelos críticos. Espera-se, por isso, uma luta renhida na escolha do melhor filme. m matemático de Harvard desenvolveu um algoritmo com elevado grau de confiança que prevê vitória de «Birdman» nos óscares deste ano. 

Este ano há realizadores que estão nomeados pela primeira vez. Richard Linklater(Boyhooh) e Wes Anderson (Grand Budapest Hotel)  já estiveram nomeados como argumentistas, mas nunca para o prémio de melhor realizador. Relativamente a Morten Tyldum (O Jogo da Imitação) é uma estreia absoluta nos Óscares.

Na representação masculina todos são estreantes à exceção de Bradley Cooper (Sniper Americano). Há ainda a destacar as estreias de Felicity Jones (A Teoria de Tudo), Rosamund Pike (Em Parte Incerta), Patricia Arquette (atriz secundária em Boyhood) e  J.K. Simmons (ator secundário em Whiplash).

A veterana Meryl Streep está novamente na corrida às estatuetas douradas, nomeada pela 19.ª vez, partilhando as atenções com Keira Knightley ("O Jogo da Imitação") e Laura Dern ("Livre").

Aqui ficam os nomeados nas principais categorias:

 

Melhor filme

Boyhood – Richard Linklater
A Teoria de Tudo – James Marsh
Grand Budapest Hotel – Wes Anderson
Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) – Alejandro González Iñárrit
Sniper Americano – Clint Eastwood
O Jogo da Imitação – Morten Tyldum
Selma – Ava DuVernay
Whiplash: Nos Limites – Damien Chazelle

  

Melhor realizador
Wes Anderson – Grand Budapest Hotel
Bennett Miller – Foxcatcher
Alejandro González Iñárritu – Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Richard Linklater – Boyhood
Morten Tyldum – O Jogo da Imitação

 

 Melhor ator

Eddie Redmayne – A Teoria de Tudo
Michael Keaton – Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Steve Carell – Foxcatcher
Benedict Cumberbatch – O Jogo da Imitação
Bradley Cooper – Sniper Americano

 

 Melhor atriz

Marion Cotillard – Dois Dias, Uma Noite
Julianne Moore – O Meu Nome É Alice
Reese Witherspoon – Livre
Felicity Jones – A Teoria de Tudo
Rosamund Pike – Em Parte Incerta

 

Melhor ator secundário

Ethan Hawke – Boyhood
Edward Norton – Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Mark Ruffalo – Foxcatcher
J. K. Simmons – Whiplash: Nos Limites
Robert Duvall – O Juiz

 

Melhor atriz secundária

Keira Knightley – O Jogo da Imitação
Emma Stone – Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)
Meryl Streep – Caminho da Floresta
Patricia Arquette – Boyhood
Laura Dern – Livre