Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Sex | 09.12.16

Prémio Pessoa 2016

img_817x460$2016_12_09_12_30_12_299240.jpg

O escritor, tradutor e professor universitário Frederico Lourenço, especialista em Línguas e Literaturas Clássicas, em particular Grego, foi distinguido com o Prémio Pessoa 2016. Este prémio distingue há 30 edições uma personalidade de nacionalidade portuguesa, no valor de 60 mil euros, sendo uma iniciativa anual do jornal Expresso, com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos.

 

Frederico Lourenço doutorou-se com uma tese sobre os cantos líricos de Eurípides e tem dedicado grande parte da carreira ao estudo da poesia grega, com destaque para a tradução de Homero. Publicou este ano o primeiro volume da nova tradução da Bíblia Grega, Septuaginta, de uma série de seis, com os quatro Evangelhos canónicos, de Mateus, Marcos, Lucas e João.

 

O júri do Prémio Pessoa 2016 foi constituído por Francisco Pinto Balsemão (presidente), António Domingues (vice-presidente), António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, Eduardo Souto de Moura, José Luís Porfírio, Maria Manuel Mota, Maria de Sousa, Mário Soares, Pedro Norton, Rui Magalhães Baião, Rui Vieira Nery e Viriato Soromenho-Marques.

  

O Prémio Pessoa foi atribuído pela primeira vez em 1987, ao historiador José Mattoso. Desde então foram reconhecidos, entre outros, o poeta António Ramos Rosa, a pianista Maria João Pires, os investigadores António e Hanna Damásio, o neurocirurgião João Lobo Antunes, recentemente falecido, o arquiteto Eduardo Souto de Moura, o constitucionalista José Joaquim Gomes Canotilho, a historiadora Irene Flunser Pimentel e a investigadora Maria Manuel Mota.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.