Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Sex | 10.01.14

Chineses ganham seguros da CGD

narrativadiaria

Depois da EDP e REN, os chineses volta a investir  em Portugal. Isto porque a Fosun venceu o concurso de privatização da Caixa Seguros com uma proposta de mil milhões por  80% do capital do Grupo, que inclui as seguradoras Fidelidade, Multicare e Cares e é líder destacada em Portugal com uma quota na ordem dos 30%.

Na corrida à privatização da Caixa Seguros estavam duas propostas concorrentes: uma apresentada pelos norte-americanos da Apollo Management International e a outra pelos chineses da Fosun International Limited.

Com a privatização da Caixa Seguros, a Caixa Geral de Depósitos reduz a sua participação nas três seguradoras a 15%. É que além dos 80% das companhias que a Fosun se propõe adquirir, os trabalhadores de cada empresa têm a possibilidade de comprar uma fatia de mais 5%. E as ações destes lotes que sobrarem serão adquiridas pelo vencedor da privatização.

O Governo vem justificar a venda da caixa de Seguros como sendo uma imposição da troika, muito embora esta não seja um ponto que conste do Memorando de Entendimento. Em todo o caso, garantem as autoridades, que o produto da privatização destinar-se-á à recapitalização do banco do Estado.