Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Ter | 12.03.13

Eleição do novo Papa

narrativadiaria

Os cardeais reunidos em conclave começam hoje a escolher o novo Papa, após uma missa na Basílica de São Pedro celebrada pelo decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano. À tarde, os cardeais dirigir-se-ão para a capela Sistina, onde cento e quinze cardeais irão escolher o Sumo Pontífice que irá suceder a Bento XVI.

Sessenta europeus, 19 latino-americanos, 14 norte-americanos, 11 africanos, 10 asiáticos e 1 cardeal da Oceânia formam o grupo de cardeias que elegerá em conclave – “à porta fechada” – o 266.º titular do trono de Pedro, “guiados pelo Espírito Santo”. Estes 115 homens, todos eles nomeados cardeais pelas mãos de João Paulo II ou de Bento XVI, vão jurar guardar segredo absoluto sobre tudo o que direta ou indiretamente tenha a ver com os votos e escrutínios para a eleição do novo Papa. A primeira votação definirá os dois candidatos mais votados. Após cada votação, os boletins de voto serão queimados. Enquanto a maioria de dois terços não for alcançada sairá fumo negro da chaminé da capela Sistina. Prevê-se que daqui a 4 dias haja fumo branco.