Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Seg | 03.11.14

Escolas no Luxemburgo proíbem uso do português

17567910_Pybpl.jpeg

(Fonte da imagem: henricartoon)

Creches, escolas e ateliês de tempos livres (ATL) luxemburgueses estarão a proibir o uso do português nas suas instalações e as crianças que infringem a norma são sujeitas a castigos - que podem ir desde o afastamento dos colegas ao isolamento total.

A medida está a indignar a comunidade portuguesa e é criticada por especialistas em pedagogia e educação. A proibição de falar português é transversal a todos os níveis de ensino e começa logo no infantário, aplicando-se em várias escolas do país.

Entretanto o titular da pasta da Educação do Luxemburgo já deu garantias ao secretário de Estado das Comunidades, José Cesário, que não há quaisquer orientações para impedir os filhos de emigrantes de falarem português na escola.

Tais situações devem ser denunciadas não apenas por serem desconformes perante a lei, como por configurarem atos de discriminação e xenofobia.