Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Qui | 11.09.14

2º Round entre António Costa e António José Seguro

narrativadiaria

 

O debate de ontem foi francamente melhor que o anterior. No primeiro debate, Judite de Sousa explorou as questões pessoais de Seguro contra Costa e isso marcou todo o debate. Clara de Sousa moderou bem o debate, tentando levar sempre a discussão para questões concretas.

Não faltaram, no entanto,  acusações de parte a parte. Costa não só fez denúncias fortes sobre a forma como o PS de Seguro não se demarcou em certos momentos do atual Governo,  como esteve bem a demonstrar que que grande parte das 80 medidas que Seguro perfilha foram propostas e aprovadas pelo partido socialista em 2009, acusando Segurou  de ter a «visão de que tudo começou com ele» e de renunciar ao passado do partido.

Os ataques pessoais de Seguro a Costa surgiram sempre que o secretário-geral socialista perdia o pé no debate. Nesses momentos, rematava com um «fica-te muito mal usares essa expressão». Os ânimos exaltaram-se  ao ponto de Seguro acusar Costa de ter estado «à janela do município à espera de ver qual era a melhor oportunidade» para avançar.  Costa ripostou, dizendo que autarcas não estão à janela. Andam no terreno a ouvir as populações. «Não te fica bem essa altivez», criticou Costa.

António Costa foi mais contundente, sem contudo perder a «evangélica paciência»,  perante as investidas de Seguro. Provou que aprendeu com os erros cometidos no debate da TVI. Surgiu mais confiante e não deixou sem resposta algumas picardias do seu oponente. Este, por sua vez evitou as lamúrias habituais, qual calimero lacrimejante.

Não sei se António Costa ganhou o debate na SIC ou perdeu-o na TVI, mas isso também é pouco importante, a ideia que fica é que a vitória das primárias para António Costa poderá estar mais perto.