Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Ter | 16.07.13

Viagem Presidencial às Ilhas Selvagens

narrativadiaria
fonte: henricartoon

Apesar da crise política Cavaco Silva deslocar-se-á às Ilhas Selvagens. A visita que esteve inicialmente prevista para sexta-feira e sábado foi antecipada um dia. Incluirá uma deslocação à Selvagem Pequena, à Selvagem Grande onde o presidente pernoitará e o embarque no navio oceanográfico 'Gago Coutinho'. Esta deslocação, segundo comunicado presidencial, assinala o 50.º aniversário da primeira expedição científica às Ilhas Selvagens e «coincide com a presença de missões científicas e de investigadores nas águas do sub-arquipélago, o que constituirá nova oportunidade para dar ênfase ao Mar enquanto desígnio nacional».

As Ilhas Selvagens estão localizadas no Atlântico Norte e têm uma área aproximada de quatro quilómetros quadrados. As Selvagens são formadas por três ilhas: a Selvagem Grande, a Selvagem Pequena e o Ilhéu de Fora. As Ilhas Selvagens são consideradas um polo de biodiversidade terrestre e marinha. A Selvagem Pequena e o Ilhéu de Fora são mesmo consideradas santuários pelo facto dos seus habitats se encontrarem inalterados pelo homem, situação considerada rara no mundo. Classificadas como Reserva Natural Integral desde 1971, as Selvagens foram ainda distinguidas com o Diploma Europeu pelo Conselho da Europa, na máxima categoria, em 1992, e fazem parte dos Sítios de Importância Comunitária na Rede Natura 2000.