Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Dom | 21.07.13

Visita Papa ao Rio Janeiro

narrativadiaria

   

Com o Brasil a viver uma forte contestaçao social e politica, a visita do Papa constitui um enorme desafio para as forças de segurança brasileiras, principalmente porque o Sumo Pontífice já manifestou o desejo de dispensar em alguns eventos o tradicional papamóvel e deslocar-se em veículo aberto, para garantir maior proximidade com os fiéis. Prevenindo as ações de grupos radicais, o fortíssimo esquema de segurança montado foi reforçado com mais efetivos e meios que incluem blindados, navios de guerra, helicópteros de ataque e baterias antiaéreas. O Exército, que coordenará essa blindagem de segurança papal, também está a tentar convencer o Vaticano a cancelar eventos considerados de alto risco, como a caminhada do Papa pela favela de Varginha e o desfile após a missa.

A visita de Sua Santidade ao Brasil ocorre num momento de forte declínio do número de católicos no país. No entanto, o Brasil continua a ser um dos países mais católicos do mundo, já que o catolicismo neste país representa 64,6 por cento de uma população de quase 200 milhões de habitantes. Esta redução do número de católicos constitui uma tendência que se iniciou com o primeiro censo, em 1872, quando 99,7 por cento da população brasileira dizia-se católica. Posteriormente tem-se verificado um decréscimo que se acentuou nos últimos anos, algo que a Igreja quer agora inverter apostando na conquista de públicos mais jovens, recorrendo a estratégias como a realização da «Jornada Mundial da Juventude Rio 2013», que tem início, amanhã, no Rio de Janeiro. A agenda do Papa está repleta de atividades com jovens e encontros solenes. A visita do Santo Padre ao Complexo de Manguinhos, uma comunidade das mais violentas da Zona Norte do Rio de Janeiro será certamente um dos pontos altos desta visita papal ao Rio de Janeiro.