Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Seg | 22.07.13

As brincadeiras de Pedro e Paulo

narrativadiaria

 

 

«O Presidente vinha sereno, fato escuro e gravata amarela, passo lento. Anunciou que decidiu pôr fim ao “castigo” que aplicou aos meninos Pedro e Paulo pela brincadeira a que se entregaram quando há umas semanas atrás Pedro promoveu a ministra a “gasparina” Maria Luís sem avisar Paulo e este se vingou escrevendo uma carta a Pedro a dizer que se ia embora e não mais voltava.

 Mas ao fim de duas semanas o Presidente não conseguiu que os “meninos” encontrassem companhia para o recreio (o António desistiu de brincar com eles) e veio dizer que autorizava que Pedro e Paulo voltassem a brincar sózinhos.

 É então que Paulo, que até aqui fazia de ministro dos negócios estrangeiros do “protectorado”, vai agora passar a vice-governador do mesmo ajudado pelas suas “tropas”.

 Entretanto, Pedro e Maria Luís vão jogar às escondidas com Paulo na disputa para ver quem é que chega mais perto da dona do protectorado, a Merkel.

 O Presidente deu aos “meninos” a possibilidade de brincarem mais dois anos mas foi avisando que não perdeu a sua autoridade sobre eles. Marcou-lhes data para a salvação do protectorado e disse que se não se portarem bem aplica-lhes novo castigo.

 Pedro e Paulo vão agora brincar às moções de confiança e juram que pelo menos nos próximos dois anos serão muito amigos. Estão, é claro, a rirem-se nas costas do Presidente e cada um deles a fazer figas ao outro.

 Mas eles não sabem que a benção que agora receberam do Presidente é um presente envenenado: o Paulo vai ter de mostrar que é capaz de salvar o protectorado e, ou vence ou morre. E o Pedro vai ter de vigiar o Paulo para que ele não volte a dizer que se vai embora a meio do jogo.

Quanto à Maria Luís vai ter recreio à parte, vigiada para não se enganar nas contas e fazer mais swaps enquanto eles brincam.». Retirado daqui