Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Ter | 10.09.13

Estamos menos felizes!!

narrativadiaria

É verdade, estamos menos felizes! Pelo menos esta a conclusão de um estudo sobre a Felicidade Mundial elaborado pela Universidade de Columbia para a ONU, que refere que Portugal baixou doze lugares no ranking mundial de felicidade relativamente ao ano transato. Dos 156 países analisados, Portugal desceu da  73ª para a 85ª. posição. A crise financeira, os problemas económicos e políticos são fatores apontados com impacto na felicidade de alguns países. Neste ranking, ao lado de Portugal surge a Grécia, que ocupa a 70ª posição, a Espanha, em 38ª, a Itália, em 45ª. A Alemanha  encontra-se em 26º lugar , o Canadá  em 6º lugar e os Estados Unidos em 17º. Ainda segundo esta investigação, os países mais felizes do mundo estão localizados no norte da Europa, pelo menos, é o que. Assim, Dinamarca, Noruega e Suíça ocupam posições cimeiras, respetivamente. O Ruanda, Burundi, República Centro-Africana, Benim e Togo aparecem nos últimos lugares da tabela.  

O relatório destaca  a importância de «equilibrar medidas económicas para o progresso social com medidas de bem-estar para garantir que o progresso económico leva a grandes melhorias em vários domínios da vida, e não apenas uma maior capacidade económica». A saúde mental é apontada no relatório realizado a pedido da ONU como um dos fatores prioritários a apoiar, mesmo nos países desenvolvidos.  «As pessoas podem estar infelizes por muitas razões, desde a pobreza ao desemprego ou a crise familiares e doenças físicas». «Se queremos um mundo mais feliz, precisamos de um novo acordo sobre a saúde mental», sublinha o documento.