Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Sex | 27.06.14

8 séculos de Língua Portuguesa

narrativadiaria

 (imagem do google) 

O mais antigo documento oficial conhecido em língua portuguesa data de 27 de junho de 1214. Trata-se de um documento régio - o testamento do terceiro rei de Portugal, Dom Afonso II - arquivado na Torre do Tombo.

Sendo este um momento emblemático que simboliza a expansão da língua portuguesa pelo mundo ao longo de oito séculos, o Movimento 2014 - 800 anos da Língua Portuguesa, no Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, vai promover várias iniciativas, no sentido de reforçar o interesse cultural, pedagógico e até educativo de todos os participantes.

Aqui terão lugar  várias celebrações, com um dia inteiro dedicado à cultura, leitura, dança, música e, sobretudo, partilha de experiências. A entrada é gratuita.

A cerimónia começará com a apresentação de 16 poemas dos oitos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Ao princípio da tarde, 800 crianças lançarão 800 balões para assinalar os 800 anos da língua portuguesa. A entrada é gratuita.