Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Qui | 07.11.13

Estudo europeu sobre a participaçao de Portugal em atividades culturais

narrativadiaria

O Eurobarómetro 'Cultural Access and Participation' elaborou um estudo sobre o acesso à cultura na Europa e a sua comparação com a última investigação do género, datada de 2007.

O relatório completo tem mais de cem páginas. Sobre Portugal são destacados três gráficos. O primeiro, indica-nos a percentagem de prática cultural por pais.  Verifica-se que 60% da população tem um índice cultural baixo e apenas 5% apresentam um índice alto ou muito alto.

 

 

  Gráfico 1

No segundo gráfico, estes índices são analisados por áreas de interesse. Portugal apresenta as percentagens mais baixas em em várias áreas culturais, a saber: leitura; concertos; teatro; dança ou ópera, a segunda mais baixa em: cinema e visitas a monumentos, museus ou galerias e a terceira mais baixa em visitas a bibliotecas. 

  

 

Gráfico 2

O terceiro gráfico questiona a razão por que as pessoas não acedem a estas práticas culturais com maior frequência.  O principal motivo apontado  é a falta de interesse. Os portugueses não se interessam por essas atividades ou têm falta tempo, razão que indicam a seguir.

 

 

 Gráfico 3

 

Fonte