Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Sex | 15.11.13

Impacto gerado pelo Mundial 2014 na economia portuguesa

narrativadiaria

 (foto retirada da NET)

 Portugal joga hoje o play-off de apuramento para o Mundial de 2014, no Brasil, no qual todos depositamos grandes esperanças. Este campeonato joga-se não apenas no plano desportivo, mas também  no plano económico. Senão, vejamos. O Mundial de 2014 vai gerar entre 200 e 600 milhões de euros na economia portuguesa, estando a diferença entre estes dois valores dependente do apuramento da Seleção Nacional e da prestação na fase final da prova que terá lugar no Brasil. Caso Portugal fique afastado  do Mundial, a fasquia de cerca de 200 milhões de euros será, possivelmente, o valor mais alto a que a economia portuguesa poderá aspirar, correspondente a receitas de publicidade, transmissão  dos jogos ou apostas.

O apuramento e a eliminação na fase de grupos do Mundial terá um impacto de 438 milhões, estando incluídos, neste pacote, o estágio da Equipa das Quinas (110 milhões) e a participação em três jogos desta etapa da prova (167 milhões). Contudo, se a equipa nacional avançar para os oitavos de final gerará 469 milhões na economia portuguesa e 503 milhões, caso termine este percurso nos quartos de final. Por fim, se conseguir o tão almejado título de campeão do Mundo poderá gerar a soma de 609 milhões de euros.

A conclusão é de um estudo divulgado pelo IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing) sobre o impacto económico que o campeonato do Mundo de futebol terá na economia nacional.

Fonte: jornal de Negócios