Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Sex | 12.06.15

A condecoração a Teixeira Santos

narrativadiaria

teixeira_dos_santos_condecorado.jpg

Fernando Teixeira dos Santos, que tutelou a pasta das Finanças entre 2005 e 2011, nos governos socialistas de José Sócrates, foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.

Podemos sempre discutir se o ex-ministro das finanças era ou não merecedor de tal distinção. Independentemente de Teixeira dos Santos ter ou não decidido da forma mais favorável para o país, ter decidido bem mo caso BPN, ter ou não sido leal com a palavra dada a Sócrates, penso que não está em causa o mérito, o valor, as competências, a capacidade de trabalho, a dedicação à causa pública do Prof. Teixeira dos Santos.

Aliás, se compararmos com outras condecorações atribuídas no mesmo dia, cabe perguntar: o que fizeram ou fazem de relevante para o país todos os artistas agraciados? O que fizerem de importante para o país, os estilistas galardoados? Nomeadamente Carlos Gil que confeciona as roupinhas da mulher de Cavaco Silva que o Presidente da República nomeou Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique?

Se Teixeira dos Santos deveria aceitar tal comenda? Penso que não, porque do meu ponto de vista, o que está em causa é a carga simbólica desta condecoração. A decisão não foi tomada com base num princípio ético e patriota. A condecoração a Teixeira dos Santos é política e é uma alfinetada ao PS, porquanto, ao condecora-lo Cavaco mostra implicitamente que não condecorou José Sócrates, como premeia o contributo indireto que Teixeira dos Santos teve para a queda do governo socialista, para a vinda da troika e para que a direita chegasse ao poder, facto que o Presidente não podia deixar de louvar. E o que é mais vergonhoso nesta condecoração é a hipocrisia e cinismo por parte do presidente da república que se presta a estas cenas lamentáveis.

2 comentários

Comentar post