Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Qua | 11.03.20

Ainda o coronavírus

GettyImages-1206446353-scaled_433x433_acf_cropped.

Sábias as palavras de Miguel Esteves Cardoso hoje, no Público:

 

«Como sempre os italianos mostram ao mundo como se faz. Agora contabilizam-se as perdas mas daqui a um ano ou dois tudo se há-de repor.

 

Graças ao coronavírus aprende-se que às vezes é preciso parar. Mesmo se tirássemos todos 14 dias de férias que mal viria ao mundo? Quantos dos nossos trabalhos são verdadeiramente essenciais? Quantas das nossas deslocações são indispensáveis?

 

Todos fingimos que somos muito importantes mas quando morremos já é tarde para perceber que o mundo continua bem sem nós. Uma crise é uma boa altura para respeitarmos mais as profissões das quais dependemos para viver. Se tivermos de reaprender a estarmos parados já não será mau. Das viagens que fazemos por dá-cá-aquela-palha quantas são realmente importantes para a nossa felicidade?

 

Não é só perceber que os nossos movimentos têm consequências. É levar a sério o desperdício de energia que é necessário para espalhar bem uma doença contagiosa.

 

Haverá espectáculo mais esclarecedor e deprimente que os aviões a voar vazios para não perderem as rotas que contrataram? Não são só os aviões a queimar estupidamente combustível. Todo o desperdício, todo o consumo inútil é destrutivo. O maior erro de todos é pensar que são só as coisas que se destroem - e que nós escapamos ilesos.

 

É como não saber que o streaming e a cloud - essas coisas que consumimos para “fugir ao papel” - gastam mais energia que todos os aviões. É como pensar que, mesmo assim, a energia de cada um - o cérebro, a alma, o coração, chamemos-lhe o que quisermos - não é afectada. Claro que é.».

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.