Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Qua | 06.03.19

António Costa foi ao Programa da Cristina Ferreira

narrativadiaria

antónio-costa-1.jpg

Vejo por ai um bando de indignados porque António Costa foi ao "Programa da Cristina". A opinião expressa por José Paulo Fernandes-Fafe sobre o assunto é coincidente com a minha e, por isso, transcrevo- a aqui:

 

«Enganem-se os que pensam que hoje em dia, quando o “factor científico” pesa como nunca pesou no exercício da política, que o primeiro-ministro foi ao programa da SIC unicamente “porque sim”, porque acha “pilhas” à senhora, ou porque não o irrita a gargalhada da dita cuja ... Erram os que pensam que a decisão de Costa em cruzar as portas dos estúdios de Carnaxide foi tomada sem que antes o seu “staff” não tivesse avaliado a oportunidade, os riscos, os prós e contras, o “público-alvo” que se pretendia atingir, ou o momento; que a presença televisiva não foi monitorada minuto a minuto por um ou outro “focus group”; ou que Costa não preparou ao detalhe toda a sua prestação, desde a opção pela caldeirada, até à forma como cortava os legumes ou inquiria sobre se estavam, ou não, lavados.

 

O balanço, esse, foi claramente favorável ao primeiro-ministro - goste-se, ou não, dele, vote-se, ou não, socialista. Foi-o tanto ao nível do programa em si, como da inevitável comparação que inconscientemente somos obrigados a fazer com Assunção Cristas e o seu arroz de atum. É a diferença entre aquilo que podemos denominar de “profissional” e “amadora”, entre o que passa por “genuíno” e o que soava a “artificial” dos pés à cabeça.

 

Uma última nota: Costa foi ao “Cristina” no preciso momento em que, ao quarto ano de mandato, o seu governo começa a dar alguns sinais de “cansaço” - também isso não foi decidido por acaso...»

 

Jose Paulo Fernandes-Fafe (via Facebook)