Cancelamento de sanções a Portugal
De acordo com o Expresso, após três horas de reunião, a Comissão Europeia decidiu propor ao Conselho o cancelamento da multa a Portugal e Espanha pelo excesso de défice de 2015. O comissário Pierre Moscovici anunciou que Portugal tem mais um ano para cumprir o défice, ou seja, deve conseguir que o défice em 2016 fique abaixo dos 3%.
Prevaleceu o bom senso em Bruxelas. Esta é, sem dúvida, uma boa notícia para Portugal, para a Geringonça e para António Costa que poderá com isso capitalizar.
Que desapontamento com o fim desta novela que encheu as páginas de jornais durante meses e motivou acalorados debates na televisão e que acaba da pior/melhor forma, dependendo da perspetiva. Há muita gente em Portugal que ficará certamente dececionada, porque gostaria de ver o governo punido por Bruxelas ou queria ver uma guerra entre Portugal e a UE.
Moral da história: vale sempre a pena negociar e dialogar com a Comissão Europeia, dentro das regras europeias, sem vergar perante a Europa, mantendo o rumo politico, como fez o governo de António Costa.