Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Qua | 06.11.19

Celebrando Sophia de Melo Breyner

Sophia-de-Mello-Breyner-Andresen-foto-Eduardo-Gage

(Sophia de Melo Breyner fotografada por Eduardo Gageiro)

Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu a 6 de novembro de 1919. Se ainda estivesse entre nós, celebraria hoje 100 anos.

 

Para assinalar o centenário de Sophia, a jornalista Isabel Nery lançou este ano uma biografia sobre a escritora, porque, como refere a jornalista, «Sophia é sinónimo de figura maior da literatura portuguesa, de poesia luminosa e despojada, de contos infantis que continuam a marcar gerações, mas também de poeta, que pendurou palavras na ponta das espingardas para chamar «velho abutre» ao ditador; que usou de pontaria certeira enquanto deputada na Assembleia Constituinte, onde lembrou que só haveria liberdade se houvesse justiça e que um país mais justo passava por um Portugal mais culto; que teve a coragem de dizer adeus às armas quando constatou que, depois do 25 de Abril, a poesia esteve na rua, mas rapidamente voltou para dentro de casa».

 

Por isso, não é possível escrever a sua biografia sem percorrer lugares e pessoas que fizeram parte da história da escritora ou, sem compreender o contexto histórico em que viveu ou as suas relações familiares, como o Porto, a Grécia, Lagos, a sua casa, na Travessa das Mónicas na Graça, ou a pequena ilha de Föhr, no mar do Norte, de onde Jan Andresen, seu bisavô era originário, ou através dos testemunhos do pescador José Muchacho (Lagos), do poeta Manuel Alegre, do ensaísta Eduardo Lourenço, passando por vários escritores e amigos da poeta (como gostava de ser conhecida).

 

A biografia que faltava sobre a primeira portuguesa a receber o Prémio Camões. A única mulher escritora com honras de Panteão Nacional, a quem muitos gostavam de ter visto atribuído o Prémio Nobel. Uma biografia que já li e recomendo.

 

A celebração do centenário do nascimento de Sophia vai contar, ainda, com várias festividades e ocasiões para relembrar Sophia de Mello Breyner Andresen. Consulte o programa aqui.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.