Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Ter | 18.11.14

Chocolate pode escassear

narrativadiaria

imagesVWEQGZAY.jpg

Má notícia para os apreciadores de chocolate. O aumento do consumo mundial de chocolate, com um crescimento de 2% a 3% ao ano, combinado com possíveis instabilidades ambientais e sociais nas principais áreas produtoras de cacau, principal matéria-prima desse alimento, surge como um dos problemas responsáveis pela sua disponibilidade no futuro.

O tempo seco na Costa do Marfim e no Gana, onde é produzido mais de 70% do cacau do mundo diminuiu muito a produção nestas regiões. A proliferação de um fungo foi responsável, segundo a Organização Internacional do Cacau pela quebra de 30% e 40% da produção global de cacau.

Há também a crescente popularidade do chocolate negro, que contém mais quantidade de cacau do que o chocolate tradicional (uma tablete média de chocolate contém cerca de 10%, enquanto o chocolate negro contém muitas vezes mais de 70%).

Acresce a todos estes fatores, o apetite insaciável do mundo por chocolate e a paixão crescente da China por este produto é visto com particular preocupação, pois os chineses estão a devorar mais chocolate a cada ano. Ainda assim, só consomem cerca de 5% do que a média da Europa Ocidental.

Por estas razões, os preços do cacau dispararam mais de 60%, desde 2012, quando o consumo começou a ser maior do que a produção. Os fabricantes têm sido forçados a ajustar os desequilíbrios, elevando os preços.Mas em 2020 a situação poderá ser insustentável levando mesmo à escassez do produto.