Cláudio França estreia-se na SIC N
Cláudio Bento França, jornalista afro-português, estreou-se ontem no noticiário da SIC Notícias e inúmeras pessoas recorreram às redes sociais para destacar o facto e felicitar a estação de televisão.
Mas será que devemos valorizar este acontecimento? Na minha opinião não. Primeiro, porque a simples menção de salientar o facto não deixa de ser uma forma de discriminação, e depois porque este não é o primeiro pivot de raça negra a apresentar noticiários em Portugal. José Mussuaili, Alberta Marques Fernandes, João Rosário ou Conceição Queiroz foram precursores, já para não elencar todos os da RTP África.
O facto de um pivot negro de rastas ser motivo de espanto e merecer comentários, uns a criticar, outros a aplaudir, só mostra o longo caminho que ainda temos pela frente até nos tornarmos uma sociedade justa, igualitária e não racista, onde o valor de cada um, independentemente do lugar que ocupa, seja medido pelas suas capacidades pessoais e profissionais e não pela cor da pele ou o penteado que apresenta.
Não estamos no caminho certo porque um pivot de raça negra, de rastas, apresenta o noticiário, estaremos, isso sim, no caminho certo quando isso deixar de ser notícia.