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Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Qui | 15.05.14

Condicionamento de Tráfego no final da Liga dos Campeões

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A final da Liga dos Campeões realiza-se dia 24 de maio de 2014, no Estádio da Luz. O encontro irá ter um numero de adeptos significativo, do Atlético de Madrid e do Real Madrid, com impacto ao nível da circulação e gestão viária, dada a proximidade geográfica a Lisboa, nomeadamente com o envolvimento de um elevado número de autocarros e de viaturas ligeiras, que transportam adeptos, e patrocinadores, de todo o evento.

Cortes|Condicionamentos de Tráfego

Numa primeira fase apenas se irá condicionar o trânsito na Av. Machado dos Santos, e numa segunda fase, o corte total nos dois sentidos do mesmo arruamento de 19 a 30 de maio. A indispensabilidade destes condicionamentos e cortes, prende-se com a necessidade de se montar estruturas de apoio ao evento.

Assim e no período de 19 a 30 de maio, a circulação proveniente da Av. Lusíada para acesso à 2ª Circular, deverá aceder à rotunda do Estádio da Luz e dirigir-se novamente à Av. Lusíada, no sentido oposto, aqui será encaminhada para o ramo de acesso à 2ª Circular.

Os residentes da envolvente do Estádio da Luz, que queiram aceder às suas garagens deverão faze-lo através da Rua dos Soeiros e/ou R. João de Freitas Branco. Os acessos apenas irão ocorrer através da Rua Mateus Vicente.

Apesar dos constrangimentos de tráfego na envolvente ao Estádio, está previsto que a 2ª Circular esteja sempre circulável, garantido o fluxo de tráfego ao aeroporto, bem como garantindo o acesso aos hospitais da envolvente (Hospital da Luz, Hospital dos Lusíadas e Hospital de Santa Maria).

A Av. Lusíada (no sentido Hospital de Santa Maria/ Hospital da Luz ), a partir das 0h00 do dia 24 de maio, desde o cruzamento com o Eixo Norte-Sul até ao acesso desta avenida com a 2ª Circular, irá ficar cortada à circulação, sendo o tráfego desviado para o sentido oposto.

No sentido contrário, das três vias existentes, duas servirão para estabelecer a circulação viária em ambos os sentidos e uma via ficará disponível para situações de emergência.

A circulação na Av. Lusíada, após o intervalo do jogo, por motivos de segurança será encerrada ao tráfego na sua totalidade.

Estacionamento de autocarros, viaturas de patrocinadores e adeptos das equipas

Houve necessidade de se prever estacionamento para autocarros e viaturas ligeiras de adeptos mais autocarros de patrocinadores, nas imediações do Estádio da Luz.

Neste âmbito, foram realizadas diversas visitas a possíveis locais de estacionamento, das quais resultaram as seguintes hipóteses:

1 – Avenida Lusíada

A referida Avenida irá ser utilizada para estacionamento dos autocarros dos patrocinadores.

Houve necessidade de encontrar um local próximo do Estádio, com a segurança necessária para os diversos patrocinadores presentes.

Assim, o estacionamento dos autocarros irá realizar-se na Av. Lusíada ( no sentido Hospital de Santa Maria/ Hospital da Luz ), desde o cruzamento com o Eixo Norte-Sul até ao acesso desta Avenida com a 2ª Circular.

Os autocarros irão parquear de ambos os lados da via, ficando ao centro, uma via de circulação.

Os separadores centrais irão ser repostos logo assim que terminem as ocupações da Av. Lusíada.

2 – Parque de estacionamento da Pontinha (junto ao Edifício Torrebela)

Este parque de estacionamento, localizado na confluência dos Concelhos de Lisboa e Odivelas, possui uma vasta área para parqueamento de viaturas afetas aos adeptos do Atlético de Madrid. 

3 – Parque de estacionamento da Pontinha (atrás do Interface)

Este parque será a 2ª escolha para estacionamento dos autocarros da equipa Norte, por se encontrar mais afastado do Estádio e porque a sua capacidade para parqueamento é inferior ao anterior.

Para ambos os estacionamentos referidos em 2 e 3, o percurso preferencial de adeptos de e para o Estádio realiza-se da seguinte forma :

Parque de estacionamento Torrebela|Pontinha – arruamento poente à Quinta do Bom Nome — R. Condes de Carnide – Av. Marechal Teixeira Rebelo — Rua Galileu Galilei (passeio junto ao C.C.Colombo) – entrada Norte do Estádio da Luz.

4 – Parque de estacionamento no Parque Tecnológico de Carnide, Avenida Cidade de Praga e Av. Nações Unidas

Estes parques servirão para estacionamento das viaturas afetas aos adeptos do Real Madrid.

Os percursos que os adeptos irão realizar para acesso ao Estádio da Luz serão os seguintes:

Percurso 1— Estacionamentos Parque Tecnológico e Av. Cidade Praga – Pc. Francisco Assis – Estrada do Paco do Lumiar – Jardim da Luz – Av. do Colégio Militar – Junto ao Colombo passam sob o viaduto da 2ª Circular e entram na entrada SUL do Estádio da Luz.

Percurso 2 – Estacionamentos Parque Tecnológico e Av. Cidade Praga – Av. Cidade de Praga – Estrada da Correia – Av. do Colégio Militar – Junto ao Colombo passam sob o viaduto da 2ª Circular e entram na entrada SUL do Estádio da Luz.

Outras informações:

Está previsto um parque de estacionamento de viaturas ligeiras a afetar aos adeptos do Atlético de Madrid, no recinto da antiga Feira Popular.

Viaturas da comunicação social não oficiais irão estacionar no Parque da Pêra, zona de estacionamento paralela à Av. Lusíada.

CARRIS|METRO

A Carris irá reforçar as carreiras no Rossio e tem preparado um percurso “expresso” entre o Rossio e São Domingos de Benfica (sem paragens intermédias) de forma a agilizar e facilitar o transporte de adeptos para o Estádio da Luz, entre as 15h00 e as 19h00.

Serão 12 os autocarros e irão fazer espera no Rossio e Restauradores e vão avançando à medida das necessidades.

Deverá ser desativada a paragem de autocarros da 2ª Circular que se localiza em frente ao Estádio da Luz.

O Metropolitano irá reforçar o serviço de forma a transportar cerca de 14.000 pessoas por hora.

EMEL

O parque de estacionamento da Praça Cosme Damião estará desativado; Os estacionamentos das laterias da Av. Lusíada estarão inviabilizados.

Fonte