Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Dom | 02.03.14

Corrida aos Óscares 2014

narrativadiaria
(imagem google)

É já este domingo em Los Angeles, madrugada de segunda-feira em Portugal, que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas distribui os seus prémios e entre as estatuetas mais aguardadas da 7ª arte.

A 86.ª edição dos Óscares, organizados pela Academia de Cinema dos Estados Unidos contará, este ano,  com um nome português entre os nomeados: Daniel Sousa é candidato ao Óscar de melhor curta-metragem de animação com o filme "Feral".

A cerimónia, que será conduzida por Ellen DeGeneres, irá homenagear os heróis do cinema e contará com a presença de figuras do cinema como Sidney Poitier, Sally Field, Harrison Ford, Daniel Day-Lewis, Brad Pitt, Robert De Niro, Whoopi Goldberg e Anne Hathaway.
Quanto à lista de nomeados, para melhor realização há as estreias de Steve McQueen e Alfonso Cuarón, ao lado de David O. Russell (que já tinha sido nomeado em 2013 e 2011), Martin Scorsese (que vai na oitava nomeação) e Alexander Payne, pela terceira vez nomeado, agora com "Nebraska".

Para o Óscar de melhor filme estão indicados nove filmes: "Golpada americana", "Capitão Phillips"(de Paul Greengrass), "O Clube de Dallas" (de Jean-Marc Vallée), "Gravidade", "Her" (de Spike Jonze), "O lobo de Wall Street", "12 anos escravo", "Philomena" (de Stephen Frears) e "Nebraska".

O ator norte-americano Matthew McConaughey, nomeado pela primeira vez para os Óscares, é considerado favorito para ganhar a estatueta de melhor ator devido à sua interpretação no filme "O clube de Dallas", drama baseado numa história verídica sobre o vírus da Sida e os primeiros tratamentos na década de 1980.
Para melhor ator estão também nomeados Christian Bale ("Golpada americana"), Bruce Dern ("Nebraska"), Leonardo diCaprio ("O lobo de Wall Street") e Chiwetel Ejiofor ("12 anos escravo").

Meryl Streep ("Um quente agosto"), que vai na 18.ª nomeação, Amy Adams ("Golpada americana"), Cate Blanchett ("Blue Jasmine"), Sandra Bullock ("Gravidade") e Judi Dench ("Philomena") estão indicadas para a melhor representação feminina. Cate Blanchett deverá ser a escolhida pelo seu papel absolutamente extraordinário no filme de Woody Allen.

Na categoria de melhor filme em língua não inglesa estão nomeadas "A caça" (Dinamarca), "Ciclo interrompido" (Bélgica), "A grande beleza" (Itália), "Omar" (Palestina) e "The missing picture" (Cambodja).

Destaque ainda para o Óscar de melhor filme de animação, que inclui "The wind rises" ("Asas do vento"), o anunciado último filme do realizador japonês Hayao Miyasaki. A ele juntam-se ainda "Os Croods", "Frozen", "Gru, o mal disposto 2" e "Ernest & Celestine".
A cerimónia será transmitida para mais de 200 países e territórios e contará com as anunciadas atuações dos U2 e de Pharrell Williams, nomeados para melhor canção original com "Ordinary Love" e "Happy", respetivamente.