Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Sex | 09.07.21

Detenção de Vieira

214450139_4435730823115908_8495364658768056261_n.j

A detenção de Luís Filipe Vieira (LFV) só surpreende os mais incautos, porque os sinais estavam todos lá: indícios fortíssimos de corrupção, tráfico de influências, abuso de poder e branqueamento de capitais.

O procurador Rosário Teixeira, responsável por esta investigação e o juiz Carlos Alexandre detiveram o presidente do Benfica para interrogatório por, alegadamente, estar envolvido num esquema de fraude montado em proveito próprio e das suas empresas à custa do prejuízo dos interesses do Benfica e SAD, do ex-GES e do Novo Banco e do Estado português, quer em sede de fuga ao fisco, quer em sede de financiamento público ao Fundo de Resolução e ao mecanismo de acordo de capital contingente (pelos prejuízos causados ao Novo Banco pelas dívidas não pagas pelas empresas de Vieira).

Para montar todos estes esquemas, o presidente do Benfica terá contado com o apoio do filho, Tiago Vieira, e do empresário de futebol, Bruno Macedo, através do agenciamento de jogadores e de intermediação em transferências, com recurso a documentos falsos, de forma a transferir quantias para as suas empresas e do empresário José António dos Santos, conhecido como 'Rei dos Frangos'.

LFV ainda não foi constituído arguido, está apenas detido para interrogatório judicial, e deve, por isso, gozar do princípio da presunção de inocência, até que a sentença seja transitada em julgado, mas o julgamento já está a ser feito na praça pública e, inocente ou culpado, o seu nome ficará manchado para sempre, sobretudo aos olhos dos benfiquistas que não lhe irão perdoar o facto de ter lesado o clube.

Uma coisa é certa: a partir de agora, LFV não tem condições para voltar a dirigir o Sport Lisboa e Benfica nem a Benfica SAD. Aliás, ele sempre afirmou que se demitiria se por acaso fosse constituído arguido em algum processo. Por isso, deverá renunciar, de imediato, ao mandato, para não arrastar o Benfica para a o lamaçal, e preservá-lo de situações que estes processos judiciais sempre envolvem. Já bem basta os danos reputacionais de que o Benfica já não consegue livrar-se, com impacto na imagem do clube e na equipa de futebol.

O vice-presidente, Rui Costa, é o candidato mais forte a substituir Vieira, pela ligação ao futebol e por até ter sido identificado como possível sucessor do atual presidente. No caso da SAD, a gestão continua a ser assegurada pelo Conselho de Administração e as decisões urgentes assumidas pelo seu CEO, Domingos Soares de Oliveira. De qualquer forma, Rui Costa, que é igualmente administrador da SAD, terá um papel decisivo nos processos relativos a transferências de jogadores, mas o mais correto seria convocar eleições e dar voz aos sócios.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.