Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Seg | 06.01.20

Dia de Reis

narrativadiaria

 

82164780_10157671640045659_8323002640841572352_n.j

Hoje comemora-se o Dia de Reis. De acordo com o Evangelho de São Mateus os reis magos - Gaspar, Belchior e Baltazar - teriam seguido uma estrela até chegarem ao «rei dos judeus», que tinha nascido em Belém. Ofereceram-Lhe, na ocasião, e segundo este relato, ouro, incenso e mirra. É por essa razão que, nalguns países (Espanha, por exemplo), a troca de presentes de Natal se faz apenas na noite de 5 para 6 de janeiro, e não de 24 para 25 de dezembro como no nosso país.

 

De acordo com algumas interpretações, a expressão «magos» referia-se a sábios e não propriamente a reis. E muitos viram nestes viajantes a representação de outros povos situados em territórios longínquos, isto é, os reis representativos dos três continentes que na altura eram conhecidos: Europa, África e Ásia.

 

Com a chegada do Dia de Reis, estão oficialmente encerradas as festividades do Natal e do Ano Novo. Apesar de ser uma data mais comemorada no país vizinho, nós, por cá, temos por cá algumas tradições: hoje é dia de comer Bolo Rei e de se cantar as Janeiras. Depois disso, há que arrumar as decorações de Natal e esperar por mais um ano.