Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Sab | 26.07.14

Dia dos Avós

 

Hoje dia 26 de julho comemora-se o dia dos avós que visa homenagear o papel dos avós no seio da família e da sociedade

Ser avô ou avó é algo muito significativo, pois os avós assumem atualmente uma posição fulcral na vida dos netos. Os avós, apelidados de «pais com açúcar», estão sempre presentes na vida dos netos. Cercam-os  de muito amor e carinho, fazem-lhes (quase) todas as vontades, dão-lhes tudo sem nada exigir. Amam-nos mais que a eles próprios…

As funções desempenhadas pelos avós estão inscritas na linha de solidariedade intergeracional. Estão disponíveis em permanência para acudir e ajudar a resolver situações de ordem afetiva e económica, servir de suporte social face às exigências do mundo do trabalho e servem ainda de complemento para o exercício das funções desempenhadas pelos pais, confirmando-se a sua preponderância como apoios incondicionais na educação das crianças e na transmissão de saberes e valores.

Durante séculos, os mais velhos foram detentores de uma grande vantagem inerente à sua condição: a experiência. Hoje, porém, dá-se menos importância à experiência em detrimento da juventude que é mais valorizada socialmente.

Contudo, e perante configurações familiares tão diversificadas e complexas como as atuais, como poderão as famílias prescindir da experiência, da sabedoria, da maturidade e da serenidade que os avós transmitem?

Mas a relação avós-netos enfrenta também novos desafios, designadamente os que se prendem com a crescente longevidade decorrente da maior esperança de vida, com a adaptação às novas formas de parentalidade bem como dos novos estilos de vida a que urge dar novas e adequadas respostas.