Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Sab | 08.03.14

Dia Internacional da Mulher

narrativadiaria
Celebra-se hoje o Dia Internacional da Mulher, uma data onde se pretende celebrar a importância da Mulher na construção de uma sociedade igualitária e relembrar todas as lutas travadas ao longo da história para terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher.

Em grande parte do mundo ocidental, questiona-se a necessidade  de celebrar este dia, achando que o simples facto dele existir, é, por si só, um sinal de discriminação social. Porém, enquanto as mulheres continuarem a ser vítimas de violência doméstica, exploradas sexualmente, mutiladas, forçadas a casamentos indesejados, impedidas de aceder à educação e à cultura, proibidas de exercer o seu direito de voto, impossibilitadas de trabalhar, proibidas de expressar os seus sentimentos e as suas opiniões, e obrigadas a tapar o corpo e o rosto, faz todo o sentido continuar a assinalar este dia.

Subsiste, ainda hoje, uma grande desconformidade de género, no que respeita ao acesso a cargos de decisão (sejam políticos, públicos ou empresariais), à  folha salarial e à dignidade no mundo do trabalho.

Neste âmbito, o dia 8 de Março é mais uma oportunidade de chamar a atenção para o longo caminho que falta percorrer até se atingir a igualdade plena de direitos e deveres e, sobretudo, de oportunidades.