Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Qua | 01.06.16

Dia Mundial da Criança

narrativadiaria

18479647_yS4yJ.jpg

Hoje comemora-se o  Dia Mundial da Criança. Oficialmente, o dia é assinalado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a 20 de novembro, data em que no ano de 1959 foram aprovados pela Assembleia-Geral da ONU os Direitos da Criança. Na mesma data, mas no ano de 1989, foi adotada pela Assembleia-Geral da ONU a Convenção dos Direitos da Criança que Portugal ratificou em 21 de setembro de 1990. Neste dia, os Estados-Membros  reconheceram que todas as crianças, independentemente da raça, cor, religião, origem social, país de origem, têm direito a afeto, amor e compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e num clima de paz e fraternidade.

A data de comemoração varia consoante o país   (por exemplo, na Noruega é a 17 de maio, na Alemanha é a 20 de setembro e no Brasil é a 12 de outubro), tendo sido o dia 1 de junho o escolhido pela maioria dos países, entre os quais Portugal.

Este é dia escolhido para assinalar a celebração dos direitos das crianças. Embora todos os dias devam ser dias das crianças, hoje é aquele dia em que há um mimo extra, seja um pequeno presente ou um programa diferente. As escolas, normalmente, encarregam-se de proporcionar um dia especial às suas crianças preenchido com várias atividades. Infelizmente nem todas as crianças têm acesso a esses direitos.Há países onde as crianças ainda são torturadas e exploradas.