Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Ter | 05.05.20

Dia Mundial da Língua Portuguesa

lingua-portuguesa.jpg

O Dia Mundial da Língua Portuguesa assinala-se hoje, pela primeira vez, após decisão da UNESCO no final do ano passado. Esta iniciativa resulta de uma parceria entre o Instituto Camões, CPLP, representação portuguesa na UNESCO, ONUNews e RTP, mas, sobretudo, dá relevo a uma língua falada por mais de 250 milhões de pessoas, em 76 países e cinco continentes.


A Língua Portuguesa é a língua oficial dos nove países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – e, também, de Macau. É, além disso, a língua de trabalho ou oficial de diversas organizações internacionais, como a União Europeia, União Africana e o Mercosul.


A Língua Portuguesa deixou de ser património exclusivo de Portugal, passando a ser propriedade de muitos povos e o quarto idioma mais falado em todo o mundo, numa mescla de sonoridades, audíveis por toda a parte, e num cruzamento de dimensões difíceis de igualar.


É fantástico como um pequeno país periférico, situado no extremo ocidental da Europa, deu ao Mundo essa pátria que é a língua portuguesa, como lhe chamou Fernando Pessoa, um património de que tantos se orgulham e tentam preservar. Mesmo os países africanos de língua portuguesa que decretaram a sua independência há décadas, e onde os mais céticos antecipavam o desaparecimento do idioma lusófono, ele manteve-se e, num caso ou outro, até se expandiu.


Porém o legado da quarta língua do planeta não se resume às suas formas de expressão escrita e oral, encontramo-la viva, também, no mundo da arquitetura, do urbanismo, da escultura, da decoração ao longo de vários séculos. Um encontro de artes e culturas que perdurará e será a expressão viva da nossa língua. Este é o nosso verdadeiro património, aquele que no dia de hoje se assinala.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.