Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama
Hoje é comemora-se o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama e a Liga Portuguesa Contra o Cancro, como entidade que há mais anos desenvolve atividades de medicina preventiva nesta área, irá promover a nível nacional um conjunto de iniciativas que visam a sensibilização para este problema.
O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres correspondendo à segunda causa de morte por cancro. Em Portugal, anualmente são destetados cerca de 4500 novos casos e 1500 mulheres não sobrevivem. Mas atenção os homens também podem desenvolver a doença!
É uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade, não só por ser frequentemente associada a uma imagem de fatalidade, mas também porque agride um órgão simbólico na maternidade e na feminilidade.
São conhecidos alguns fatores de risco associados aos estilos de vida e a características reprodutivas inerentes à vida moderna e ocidentalizada.
A grande dificuldade em diminuir a prevalência de fatores de risco para o cancro da mama justifica uma prevenção secundária, isto é, que sejam concretizados procedimentos e atitudes de um diagnóstico precoce, que incluem um controlo rigoroso e periódico por mamografia e ecografia, recorrendo ao aconselhamento pelo Médico Assistente, sobretudo a partir dos 40-45 anos.