Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Seg | 21.09.15

E o Syrisa voltou a ganhar as eleições

narrativadiaria

tsipras_-_terceira_vitoria_em_nove_meses.jpg

Alex Tsipras voltou a ganhar as eleições na Grécia, mas sem maioria absoluta (145 lugares dos 300 do parlamento de Atenas).

O Syriza deverá agora aliar-se de novo aos Gregos Independentes, partido da direita nacionalista com quem já havia formado governo em Janeiro deste ano. Como grandes derrotados surgem os socialistas do Pasok que não deverão ir além de 17 lugares no Parlamento, os centristas do To Potami, com 10, e sobretudo a extrema-esquerda dissidente do Syrisa, os deputados que se afastaram de Tsipras para formar um novo partido, a União Popular,  o qual não conseguiu ultrapassar a barreira dos 3% e não deverá ter por isso representação parlamentar.

É a terceira vitória eleitoral de Tsipras em menos de nove meses! Esta terceira vitória de Tsipras é tanto mais surpreendente quanto é certo que surge num contexto de grande desânimo e descrença (a abstenção terá rondado os 40%), que se instalou no país depois do líder grego ter cedido às pressões de Bruxelas para a Grécia se manter no Euro, aceitando condições ainda mais pesadas do que inicialmente previstas e depois da vontade popular de pôr termo à austeridade, expressa no referendo de Julho passado.

Essa humilhação provocou uma fragmentação no Syrisa e afastou do partido boa parte do seu eleitorado, reduzindo a popularidade de Tsipras e com a agravante do novo dirigente dos conservadores da Nova Democracia, Evangelos Meimarakis, ter sido um adversário temível, disputando a liderança com Tsipras, taco a taco nas sondagens, quase até final.

Aparentemente foram os 15% de indecisos que acabaram por fazer a diferença, inclinando-se para a esquerda e renovando assim o mandato do Syriza.