É oficial: chegou o verão!
Embora o tempo quente já há muito se tenha feito sentir, o solstício de verão aconteceu hoje, mais precisamente às 16h38, marcando oficialmente o início do Verão no Hemisfério Norte e de inverno no hemisfério sul), com o maior número de horas de luz solar do ano.
Em termos científicos, o solstício de verão consiste no momento em que o hemisfério norte da Terra está mais diretamente virado para o Sol.
Este momento corresponde ao momento em que o Sol atinge altura máxima, medida a partir da linha do Equador. O termo solstício deriva do Latim das palavras sol e sistere que significam «Sol parado», uma vez que nos dias em antes e após o solstício de verão, o Sol parece manter-se à mesma altura no meio-dia e pôr-se e nascer no mesmo ponto em relação ao horizonte.
À medida que os dias passam, é possível voltar a observar o Sol a pôr-se e a nascer um pouco mais a sul. Este processo mantém-se até que o Sol se ponha e atinja o ponto mais a sul do ano, altura em que ocorre o solstício de inverno, a 21 de dezembro.
Hoje é o dia mais longo do ano. Esta é das estações mais aguardadas. Verão é sinónimo de praia, férias, descanso e muita diversão. Muito mais do que uma estação, é todo um estado de alma onde se vagueia dos excessos e se fica à mercê da terna indolência... num dolce far niente. Tão bom!