Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Sab | 02.08.14

Em modo férias!

narrativadiaria

O tempo de férias dos políticos, dos tribunais, dos comentadores e da maioria dos portugueses é conhecido pela Silly Season. Esta época, que ocorre no pico do Verão, caracteriza-se pelo período em que nada acontece ou o que acontece é pouco relevante, sendo os órgãos de comunicação social confrontados com a falta de assuntos importantes, acabando por noticiar temas superficiais e frívolos.

É este tempo em que as notícias resumem-se a assuntos de somenos como: o tempo, os acidentes rodoviários, o calor ou a falta dele, os turistas, as praias, os afogamentos, os incêndios florestais, etc.

Já no ano passado, a silly season portuguesa foi pródiga em acontecimentos políticos, motivada pela crise na coligação devido à demissão «irrevogável» de Paulo Portas.

Este verão dois assuntos dominam toda a atenção dos media: por um lado, a guerra pelo poder dentro do Partido Socialista. Por outro, a questão do GES/BES que tem dominado todo o panorama económico e financeiro em Portugal nas últimas semanas.

Na era da informação em tempo real a unidade do tempo deixou de ser o minuto e passou a ser o segundo. Com a velocidade vertiginosa dos acontecimentos, quando as notícias chegam às bancas já não o são pois já fazem parte do passado, que embora recente já é longínquo. Tais factos não nos permitem desligar a corrente e estar permanentemente atentos à atualidade, sob pena de ficarmos completamente out, mas isto é um assunto que ficará para ser tratado numa próxima oportunidade.

Por essa razão este blog vai estar intermitente. Não será atualizado como habitualmente, mas conto passar por cá de vez em quando.