Entrevista de Isabel do Carmo
A médica Isabel do Carmo esteve 10 dias internada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, depois te ter ficado infetada com o SARS-CoV-2, ao ter contraído o vírus no Natal, quando se reuniu com familiares.
Depois de um artigo que assinou no jornal Público, com o título “Notícias do Túnel”, onde classificou de “milagre” aquilo que os profissionais de saúde fazem com as recursos que têm, ontem deu uma entrevista a Vítor Gonçalves, na RTP 3, explicando com uma clareza e tranquilidade notáveis a experiência que vivenciou naquele hospital quando precisou de ser internada por estar acometida com uma infeção respiratória aguda grave nos dois pulmões.
Constatou, ainda, que, pese embora o "caos" muitas vezes falado nos meios de comunicação social, as coisas no hospital correm de forma muito bem organizada. Cada profissional sabe exatamente qual a sua função, o equipamento que tem que manusear, o registo necessário a efetuar, de forma a tratar cada doente, com “serenidade”, “eficácia” e “competência” que a situação exige, não obstante todo o cansaço físico e psicológico acumulado ao longo deste onze meses.
Um testemunho impressionante, na primeira pessoa, de uma doente infetada com Covid, dos sintomas e dos cuidados que foram prestados no Hospital de Santa Maria.
Um retrato humanista do SNS e de uma instituição onde todos os dias os profissionais de saúde lutam desesperadamente para salvar vidas.
Imperdível!