Fidel Castro (1926-2016)
O histórico líder cubano, Fidel Castro, faleceu aos 90 anos. O anúncio da sua morte foi feito pelo irmão, o Presidente Raúl Castro, na televisão estatal de Cuba.
Amado por uns e odiado por outros, Fidel marcou a história da segunda metade do século XX. O líder cubano foi numa das figuras mais carismáticas, mas também das mais controversas da História política do século passado.
Após 47 anos no poder, a 31 de julho de 2006 Castro decidiu afastar-se devido a problemas de saúde e delegou a liderança do regime cubano ao irmão Raul, mais novo cinco anos. A passagem de testemunho seria definitiva dois anos mais tarde.
Durante a última década, Fidel fez poucas aparições públicas, manteve um contacto regular com o mundo através dos seus artigos intitulados “Reflexiones”, publicados na imprensa oficial.
Meses antes de celebrar os 90 anos, Fidel Castro marcou presença, em abril, no VII Congresso do PCC e fez um discurso na sessão de encerramento que soou a despedida. No passado mês de outubro, aquando da deslocação a Cuba, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa encontrou-se com o histórico cubano, Fidel Castro.
Utopia ou ditadura, cada um julgue-o como quiser. Ele manteve-se igual até ao fim .