Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Qui | 09.07.20

Financiamento das touradas

animal11_0_0_0_2.jpg

As touradas voltaram esta semana ao Parlamento. Uma iniciativa legislativa, promovida pela ANIMAL, com mais de 25 mil assinaturas, pedia o fim do financiamento público à tauromaquia.

 

O tema em debate foi o subsídio dado pelo Estado às touradas. Segundo estimativas da associação Basta!, a atividade tauromáquica terá alegadamente recebido acima dos 16 milhões de euros de apoios de instituições públicas na última década.

 

Os dinheiros públicos, que tanta falta fazem neste momento delicado de em que vivemos, não deve ser utilizado para esse fim.

 

O espetáculo tauromáquico deve ser isso mesmo – um espetáculo – e, já que os apreciadores alegam tratra-se de cultura, quem quiser assitir deverá pagar o preço semelhante a qualquer outro espetáculo cultural.

 

Parece-me imoral o erário público financiar uma atividade, de tortura aos animais, para gáudio de uns tantos aficionados, assim como a RTP transmitir touradas em horário nobre.

 

Essa, porém, não foi a visão dos deputados do PS, PSD, PCP, CDS e Chega que votaram contra o fim dos apoios estatais, invocando a questão cultural, apenas, BE, PAN e PEV foram a favor.