Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Qui | 17.04.14

Gabriel García Márquez (1927-2014)

narrativadiaria

 

Partiu hoje um dos melhores escritores latino-americanos do século XX. Gabriel José de la Concordia García Márquez ou Gabo como carinhosamente era conhecido, foi um romancista colombiano (1927), argumentista e jornalista, sendo considerado um dos mais significantes autores do século XX, ganhando, em 1982, o Prémio Nobel da Literatura. 

Apesar do jornalismo e das histórias curtas que escreveu, é pelos seus romances que ficou conhecido internacionalmente. Cem Anos de Solidão (1967), e O Amor no Tempo de Cólera (1985) são os livros mais conhecidos da sua extensa obra. Os seus trabalhos foram aclamados pela crítica, sendo um dos escritores mais admirados e traduzidos: mais de 40 milhões de livros vendidos em 36 idiomas, principalmente por popularizar um estilo literário diferente, o realismo mágico (utilização de elementos/eventos mágicos de forma a explicar experiências reais).

                                                                                                                                        «Não chore porque acabou. Sorria porque aconteceu», Gabriel García Márquez