Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Sex | 22.05.15

Gatos largados da varanda em manuais escolares

ng4259946.jpg

Num manual escolar de exercícios elaborado para a editora Areal consta um exercício cujos destinatários são alunos do 9.º ano de escolaridade e que tem como finalidade testar conhecimentos sobre ‘Movimento e Forças’ que fazem parte da disciplina de Físico-Química.

Ora, um dos exercícios do dito manual pedia aos alunos que resolvessem a seguinte questão: «O Diogo largou um gato da varanda do seu quarto, situada a cinco metros de intensidade da força aplicada ao gato durante a queda». Pedia-se aos alunos que calculasse qual a intensidade da força aplicada ao gato durante a queda, sendo que o gato tinha 4 Kg de massa corporal.

A notícia está a suscitar críticas nas redes sociais e em declarações ao PÚBLICO, o físico Carlos Fiolhais, também autor de manuais escolares, já repudiou o exercício e causa, afirmando que o mesmo «é, por razões éticas, inadmissível do ponto de vista didático». Segundo aquele investigador, não é admissível que se façam exercícios deste tipo com recurso a animais, uma vez que estes têm direitos próprios.

Ricardo Araújo Pereira, sempre atento, fez um vídeo a propósito do tema na sua «Mixórdia de Temáticas».

2 comentários

Comentar post