Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Sab | 13.12.14

Henrique Leitão foi galardoado com o Prémio Pessoa 2014

narrativadiaria

lbhenriqueleitao12-12-14-3738-f84f.jpg

 (imagem do Expresso)

Henrique José Sampaio Soares de Sousa Leitão, o vencedor do Prémio Pessoa deste ano,  nasceu em Lisboa, a 07 de Novembro de 1964, é doutorado em Física pela Universidade de Lisboa em 1998, e é atualmente Investigador Principal no Centro Interuniversitário da História das Ciências e Tecnologia (CIUHCT), e docente na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O prémio, no valor de 60 mil euros, reconhece a intervenção de uma personalidade portuguesa na vida cultural e científica do país, uma iniciativa do semanário Expresso com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos que reconhece a intervenção de uma personalidade portuguesa na vida cultural e científica do país.

No seu percurso profissional, Henrique Leitão «combina a sólida formação científica com um conhecimento humanista, que o torna num verdadeiro cultor da interdisciplinaridade», salientou Francisco Pinto Balsemão, presidente do júri, ao anunciar o vencedor do prémio.

Além do presidente, Francisco Pinto Balsemão, o júri desta edição do prémio integrou ainda Álvaro Nascimento, António Barreto, Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, João Lobo Antunes, José Luís Porfírio, Maria de Sousa, Pedro Norton, Rui Magalhães Baião, Rui Vieira Nery, Viriato Soromenho-Marques e Maria Manuel Mota, vencedora em 2013, pelos estudos desenvolvidos sobre a malária.