Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Sab | 25.10.14

Hoje muda a hora!

narrativadiaria

mudanca-hora-loures.jpg

Portugal, à semelhança de quase toda a União Europeia, atrasa os relógios no próximo domingo e entra na chamada «hora de Inverno», ainda que os últimos dias pareçam indiciar que é o Verão que está a chegar.

Na madrugada de domingo, os relógios atrasam 60 minutos, às 02h00, no continente e na Região Autónoma da Madeira, e nos Açores, atrasam o mesmo tempo, mas à 01h00.

Portugal passa assim a estar alinhado com o tempo universal, o que significa que está no fuso horário 0 igual ao do meridiano de Greenwich, que se convencionou usar como marcador para o tempo.

A mudança da hora acontece em todos os países da União Europeia, ao mesmo momento, mas outros países que não fazem parte do grupo dos "28" escolheram seguir as mesmas normas. 

Na Europa, a norma começou na altura da I Guerra Mundial e teve como objetivo poupar combustível numa altura em que este era racionado. Atualmente já não há um impacto económico, mas apenas social, já que os horários de trabalho coincidem mais com a luz solar. Ainda assim, a União Europeia reavalia a manutenção dos horários de verão e de inverno de cinco em cinco anos.

Hoje a questão não é polémica em Portugal. É certo vai escurecer mais cedo, mas também é bom despertar com a luz do dia.