Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Dom | 11.01.15

«Hoje, Paris é a capital do mundo»

size_810_16_9_paris4.jpg

«Hoje, Paris é a capital do mundo» referiu o presidente francês, François Hollande. Desde quarta-feira, registaram-se três incidentes violentos na capital francesa, incluindo um sequestro, que, no total, fizeram 20 mortos, incluindo os três autores dos atentados, que começaram com o ataque ao jornal Charlie Hebdo.

Uma marcha em solidariedade para com vítimas em França levou hoje mais de dois milhões de pessoas à rua em Paris, juntando vários quadrantes políticos, intelectuais e religiosos de França, que condenaram os atos violentos que tiveram lugar esta semana em Paris.

Na marcha  republicana participam chefes de Estado de cerca de 50 países que acompanharam o presidente francês, François Hollande. Estiveram presentes a chanceler alemã, Angela Merkel, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, Mahmud Abbas, presidente da Autoridade Palestiniana, o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, o líder israelita Benjamin Netanyahu, Nicolas Sarkozy, ex-presidente francês, e os reis Abdullah e Rania da Jordânia. Portugal fez-se representar pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e pela presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.

Foi uma ação sobretudo simbólica que produziu uma imagem forte de unidade contra o extremismo e pela liberdade de expressão.