Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Sab | 28.06.14

Jean Claude Juncker é o senhor que se segue

narrativadiaria

 

 (imagem do Público)

Jean-Claude Junker é o próximo presidente da Comissão Europeia, sucedendo a Durão Barroso na presidência da Comissão Europeia. A decisão foi tomada durante o almoço dos líderes dos 28, no segundo dia de uma cimeira europeia em Bruxelas, deixando agora ao Parlamento Europeu a responsabilidade de o confirmar numa votação prevista para 16 de Julho.

Apesar da oposição de David Cameron e Viktor Orbán – os primeiros -ministros britânico e húngaro, devido às suas convicções marcadamente federalistas, os líderes europeus confirmaram a indicação da vontade expressa nas urnas.

Junker era o candidato do PPE, a formação política que venceu as eleições europeias, mas teve dificuldade em manter o apoio dos que fizeram campanha a seu favor. É um dos políticos com mais experiência da União Europeia. Europeísta convicto, de 59 anos, esteve 18 anos à frente do Governo do Grão-Ducado do Luxemburgo, onde quase um terço da população é portuguesa ou luso-descendente, tendo sido durante 24 anos também ministro das Finanças do seu país.

É, juntamente com Wolfgang Schäuble, o único político executivo europeu que permanece no ativo desde as negociações do Tratado de Maastricht, que transformou a CEE em União Europeia e definiu os critérios e o calendário para o lançamento do euro.