Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Qua | 06.07.16

Jogo de Mata-Mata

narrativadiaria

13567332_10210054275258639_3856029630683031568_n.j

 (foto de João Cóias)

Portugal e País de Gales vão hoje a jogo em Lyon, disputar um lugar na final do Campeonato da Europa. Penso, sinceramente, que temos boas hipóteses de regressar a uma final, mas não são favas contadas, vamos encontrar pela frente uma equipa aguerrida e extremamente motivada com bons jogadores como Bale, Kanu, Vokes ou Williams. Felizmente, Davies e Ramsey ficarão de fora por castigo.

Acredito que Fernando Santos mexa pouco no onze, apostando em Patrício, Cédric, Pepe, Fonte e Raphael; João Mário, Danilo (William está castigado), Adrien e Renato Sanches; Nani e Ronaldo.

A grande dúvida será se Pepe estará em condições de jogar. A contas com uma lesão muscular o central tem treinado à parte da equipa.

A não inclusão de Pepe será certamente uma perda para a equipa nacional. Arriscar-me-ia a dizer que neste momento Pepe fará mais falta à equipa que propriamente Cristiano Ronaldo.

O central luso-brasileiro tem sido a pedra basilar da defesa portuguesa. Juntamente com Ricardo Carvalho na fase de grupos e com José Fonte nos últimos jogos, Pepe tem sido um autêntico gigante. Se nos três primeiros jogos, o central mostrou estar em boa forma, nos jogos que se seguiram tornou-se implacável. Para mim o melhor jogador dos últimos dois jogos. Apareceu em todo o lado, ora pela esquerda, ora pela direita. Sabendo anular, com mestria, todas as jogadas do adversário e foi decisivo em momentos cruciais dos jogos.

Sabemos também que o central luso-brasileiro é, muitas vezes, criticado pela sua agressividade, mas neste Euro 2016, Pepe tem mostrado a maturidade que em outros momentos lhe faltou. É, talvez, o grande trunfo de Fernando Santos para o jogo com o País de Gales e até mesmo para a final. Assim esteja ele a 100%.