Jogo de Mata-Mata
(foto de João Cóias)
Portugal e País de Gales vão hoje a jogo em Lyon, disputar um lugar na final do Campeonato da Europa. Penso, sinceramente, que temos boas hipóteses de regressar a uma final, mas não são favas contadas, vamos encontrar pela frente uma equipa aguerrida e extremamente motivada com bons jogadores como Bale, Kanu, Vokes ou Williams. Felizmente, Davies e Ramsey ficarão de fora por castigo.
Acredito que Fernando Santos mexa pouco no onze, apostando em Patrício, Cédric, Pepe, Fonte e Raphael; João Mário, Danilo (William está castigado), Adrien e Renato Sanches; Nani e Ronaldo.
A grande dúvida será se Pepe estará em condições de jogar. A contas com uma lesão muscular o central tem treinado à parte da equipa.
A não inclusão de Pepe será certamente uma perda para a equipa nacional. Arriscar-me-ia a dizer que neste momento Pepe fará mais falta à equipa que propriamente Cristiano Ronaldo.
O central luso-brasileiro tem sido a pedra basilar da defesa portuguesa. Juntamente com Ricardo Carvalho na fase de grupos e com José Fonte nos últimos jogos, Pepe tem sido um autêntico gigante. Se nos três primeiros jogos, o central mostrou estar em boa forma, nos jogos que se seguiram tornou-se implacável. Para mim o melhor jogador dos últimos dois jogos. Apareceu em todo o lado, ora pela esquerda, ora pela direita. Sabendo anular, com mestria, todas as jogadas do adversário e foi decisivo em momentos cruciais dos jogos.
Sabemos também que o central luso-brasileiro é, muitas vezes, criticado pela sua agressividade, mas neste Euro 2016, Pepe tem mostrado a maturidade que em outros momentos lhe faltou. É, talvez, o grande trunfo de Fernando Santos para o jogo com o País de Gales e até mesmo para a final. Assim esteja ele a 100%.