Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Qui | 08.05.14

Liga dos Campeões traz milhares de espanhóis a Lisboa

narrativadiaria

 

Goste-se ou não de futebol, a verdade é que esta modalidade desportiva arrasta multidões, revestindo-se como um fator fundamental para a coesão social, por se tratar de um tema transversal, e uma alavanca não despicienda na animação económica do país.

Vem isto a propósito da final da Liga dos Campeões de futebol, a 24 de maio, no Estádio da Luz, onde se defrontam o Atlético de Madrid e o Real Madrid. Em Espanha o futebol também é vivido com tanta ou mais euforia do que em Portugal, e, como tal, neste dia, Madrid transfere-se para Lisboa.

Apesar da capacidade do estádio da Luz (65 mil espetadores), os clubes só têm direito a 17 mil ingressos, cada, e os preços dos bilhetes estão dentro do praticado pela UEFA, sendo o mais barato, 70 euros, mas há centenas de entradas para a final da Liga dos Campeões de futebol, um dos produtos mais procurados em Espanha nos últimos dias, a ser transacionadas em várias plataformas online, chegando a atingir, imagine-se, os 15.300 euros. Recorde-se que estamos a falar do jogo mais importante entre clubes a nível planetário.

Depois, há que assegurar a questão logística. Leio na imprensa diária que os hotéis da cidade estão completamente lotados para esse fim-de-semana e com preços muito inflacionados. Refira-se que uma noite num hotel que habitualmente cobra 100€ por noite, chega nesse período aos 6900€. No facebook há igualmente inúmeras ofertas de espaços para alugar por ocasião deste evento.

A transportadora aérea Iberia anunciou a programação de 22 voos suplementares entre Madrid e Lisboa, entre 22 e 25 de maio, oferecendo 12 mil lugares, mais 124% do que o habitual. Dado que muitos voos com destino a Lisboa regressarão vazios a Madrid, a Iberia disponibilizará uma oferta especial para os portugueses que queiram aproveitar para nesse dia se deslocarem a Madrid, podendo beneficiar de uma tarifa especial de ida e volta de 50 euros entre as duas capitais.

Contudo, os adeptos de Atlético e do Real Madrid que optarem por viajar de comboio para Lisboa para assistirem à final da Liga dos Campeões vão ter à disposição comboios próprios, já que a Renfe, empresa responsável pelos caminhos-de-ferro espanhóis, assegurou que vai reforçar as ligações entre as capitais ibéricas.

Sem dúvida um fim-de-semana que promete ser muito animado na capital e mais uma boa iniciativa para incrementar o turismo nacional. Venham mais eventos destes!