Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Qui | 11.12.14

Manoel de Oliveira

narrativadiaria

Manoel_4 filmes.jpg

O realizador português Manoel de Oliveira completa hoje, dia 11 de dezembro, o seu 106º aniversário. A data é assinalada com a realização de várias iniciativas em homenagem ao cineasta português, nomeadamente a estreia em Portugal do seu mais recente filme, O Velho do Restelo e a exibição de três curtas-metragens.

A dois dias de comemorar 106 anos de vida, o realizador foi condecorado com a Legião de Honra francesa pela sua carreira ao serviço do cinema e da cultura. Numa cerimónia que decorreu no Museu de Serralves, no Porto.

A sua aventura cinematográfica iniciou-se com Douro, Faina Fluvial, em 1931 e desde aí já esteve ligado a mais de 60 filmes.

Qual é o segredo? É certamente a questão que muitos desejariam colocar-lhe. Mas como o próprio realizador gosta de sublinhar, o simples facto de ter conseguido chegar a esta proveta idade não é merecedor de quaisquer honras. É-o, sim, o facto de Manoel de Oliveira permanecer determinado a concluir sempre mais um projeto e a começar outros tantos. Fantástico!