Morreu Miguel Gaspar
(imagem do Público)
Morreu Miguel Gaspar, 54 anos, jornalista desde 1986. Começou a sua carreira no Correio da Manhã, transferiu-se em 1990 para o Diário de Notícias, passou um período de quatro anos na TSF (2000-2004), e mudou-se em 2007 para o Público, jornal de que atualmente era diretor adjunto. Gostava de ler os seus textos e de ouvir os seus comentários na SIC Notícias, onde chegou a ser comentador.
Era tranquilo, procurava compreender com elegância e clarividência os vários pontos de vista, sem contudo deixar de expressar o seu. Tinha um conhecimento abrangente, discutindo quer assuntos políticos, quer temas da atualidade nacional e internacional ou mesmo conteúdos cinematográficos. Foi durante anos crítico de televisão, trabalho que lhe mereceu, em 2005, o prémio de Crítica de Televisão da Casa da Imprensa.
Não sabia que estava doente. Ultimamente pareceu-me mais abatido, mas não atribui grande significado ao facto. A doença fatal, pelo que li, manifestou-se há apenas alguns meses, tendo evoluído rapidamente.
Até sempre, Miguel Gaspar